Blog da Professora Paulinha -----Matemática, Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem e de Ensinagem, Experiências Pedagógicas, enfim, Ventos e Pensamentos...às vezes objetivo, as vezes intimista, as vezes de outros, as vezes de mim...Tudo isso em Juara, no Mato Grosso

Visitantes por esse mundão de meu Deus

terça-feira, 25 de junho de 2013

Indisciplina...e agora, quem poderá me defender???

Nem Chapolin Colorado, nem Superman...indisciplina é vilão combatido por Superprofessor...rsrs!!!
Comecei esse post antes mesmo de terminar de ler o texto: Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola, de Celso dos S. Vasconcellos, porque sinto essa angústia, e o que sinto é que infelizmente isso não é problema da atualidade, nem da cultura brasileira...mas que marcas das desigualdades podem ser claramente percebidas nessa situação, ahh isso é inegável.

Como gostaria de ter a resposta para este problema, eu ia colocar no Face, linkaria (rsrs...é assim que se escreve?) em todas as postagens e ainda levaria para todas as formações que eu pudesse. Mas como o autor Vasconcellos, compreendo essa questão como o desencadeamento de vários fatores, e ainda observo que estão acumulados em um espaço de vigilância e punição (no modelo de Focault) e reprodução cega de ideologias de escravização e controle.

Não dá pra não ser crítico nessa hora...eu me recuso a me moldar a este mundo(Romanos 12:2), a aceitar que reproduzir o que foi feito na minha escolarização é melhor...por que não tentar outras maneiras de ensinar, por que não dar mais oportunidades, por que não estudar mais a fundo a maneira de aprender do ser humano, por quê?

Era só pra indicar o texto que eu comecei, mas eu devo ser de outro mundo mesmo, porque não consigo me adequar, me enquadrar...mas aprendo quando é preciso, quando tenho curiosidade, quando sou provocada a aprender, não consigo aprender só escutando, tenho que investigar, tenho que experimentar, tenho que medir, calcular...mas por favor, não me diga que se eu não souber isso não posso saber aquilo, porque ai me comparo a uma máquina, que só pode imprimir depois de eu dar o comando...pensamentos diferentes sim, mas criativos, autênticos...chega de tanta flor vermelha de caule verde...afffsss...desabafei...

Mas o texto é excelente...digno de ser estudado na formação continuada, ou por profes curiosos e audaciosos que se adiantam às regras...como está acontecendo lá em Aripuanã-MT( de onde tive a sugestão do texto)...mas o processo ainda está lento, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito lento!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário