Blog da Professora Paulinha -----Matemática, Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem e de Ensinagem, Experiências Pedagógicas, enfim, Ventos e Pensamentos...às vezes objetivo, as vezes intimista, as vezes de outros, as vezes de mim...Tudo isso em Juara, no Mato Grosso

Visitantes por esse mundão de meu Deus

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Expectativas de Aprendizagem - uma questão de planejamento!!!

Todo dia tenho vontade de dar aulas outra vez nas escolas, para as crianças! Sinto um desespero quando os professores que eu acompanho nas formações continuadas dizendo que não tem jeito, que já tentaram de tudo e não tem jeito.
 

Uma situação que funcionava durante os 10 anos que lecionei para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos era o planejamento. Não estou dizendo que eu fazia isso sempre não, longe disso...Era tanto improviso que nem sei como conseguia chegar ao final da aula, às vezes (confesso, foi assim por muitos dias, aulas, anos...) mas sempre que havia planejamento, havia satisfação: minha e dos alunos. Era diferente a expectativa, a participação, a interação e a aprendizagem.
Infelizmente iniciamos nossa vida professoresca com pouca ou nenhuma orientação, nos deixam ir para a sala sem ver o que planejamos, se sabemos o que estamos fazendo, não são mostradas sugestões de sucesso sobre planejar e que técnica didática é mais eficaz...sinto dizer que as faculdades também não proporcionam isso...
 

Mas enfim esse post é sobre o que esperar dos alunos depois de uma aula, depois de um tema, depois de um trabalho pedagógico, uma sequência didática???
Encontrei no site da revista Nova Escola (se clicar nesse ítem verá a reportagem completa), algumas expectativas de aprendizagem do 1º ao 5º ano...é um bom começo. Precisamos utilizar melhor nossas formações para "criarmos coletivamente" as expectativas das outras séries/fases e demais disciplinas...É uma boa maneira de pensar a aprendizagem com pontos bem definidos para serem avaliados durante o ano letivo, em tempo de rever a metodologia para retomar o que não está dando certo!!!
Olha que gostoso ensinar assim:

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA
1º ano
  • Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
  • Ouvir com atenção textos lidos.
  • Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas e canções.
  • Conhecer e recontar repertório variado de textos literários.
  • Escrever texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.
  • Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.
  • Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa.
  • Localizar palavras em textos.
  • Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.
  • Re-escrever ditando textos conhecidos.
  • Revisar textos coletivamente, apoiado em leitura em voz alta feita pelo professor. 
2º ano
  • Participar de intercâmbio oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.
  • Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
  • Apreciar textos literários.
  • Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
  • Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
  • Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.
  • Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.
  • Re-escrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho. Produzir textos simples de autoria.
3º ano
  • Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
  • Apreciar e ler textos literários.
  • Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).
  • Re-escrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
  • Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
  • Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
4º ano
  • Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores.
  • Apreciar textos literários.
  • Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações.
  • Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.
  • Ajustar a leitura ao propósito e ao gênero.
  • Re-escrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
  • Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção nos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
5º ano
  • Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
  • Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
  • Apreciar textos literários.
  • Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.
  • Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
  • Re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
  • Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambiguidades e erros ortográficos e gramaticais.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

1º ano
  • Ampliar o conhecimento dos números e contar oral e mentalmente objetos.
  • Usar estratégias pessoais para resolver problemas com as quatro operações. 
  • Indicar o número certo quando houver poucos objetos.
  • Ler mapas e plantas baixas simples.
  • Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.
  • Montar e desmontar embalagens tridimensionais.
  • Usar o calendário.
  • Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas.
  • Começar a usar e a fazer tabelas simples.
2º ano
  • Realizar contagem oral.
  • Saber regras do sistema numérico.
  • Ler e produzir escritas numéricas.
  • Ampliar o uso de estratégias pessoais nas quatro operações.
  • Saber resultados de memória.
  • Usar diversas estratégias de cálculo.
  • Localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos.
  • Identificar e representar diferentes formas geométricas.
  • Realizar organização temporal com uso do calendário.
  • Utilizar sistemas de medidas convencionais.
  • Ampliar o conhecimento de grandezas e o uso de instrumentos de medidas.
  • Fazer tabelas e gráficos de colunas.
3º ano
  • Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional.
  • Articular melhor os números em estratégias de cálculo mental.
  • Usar técnicas convencionais de adição e subtração.
  • Começar a sistematizar algoritmos (conta armada).
  • Ampliação do uso das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Interpretar representações do espaço.
  • Aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas.
  • Saber ver as horas.
  • Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com mais precisão.
  • Aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
4º ano
  • Realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais.
  • Realizar cálculos aproximados.
  • Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais.
  • Explorar os significados das frações.
  • Saber resultados de contas de multiplicação de memória.
  • Fazer operações de números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.
  • Identificar posição e movimentação em malha quadriculada.
  • Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras geométricas.
  • Reconhecer planificações e identificar formas planas de figura tridimensional.
  • Compreender e calcular o perímetro.
  • Reconhecer e usar unidades de medida.
  • Utilizar o sistema monetário brasileiro.
  • Interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada e de gráficos de colunas, barras e linhas.
5º ano
  • Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
  • Explorar diferentes significados das frações.
  • Escrever, ler, comparar e ordenar números racionais.
  • Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.
  • Usar porcentagens.
  • Explorar a idéia de probabilidade.
  • Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou um objeto.
  • Reconhecer poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas.
  • Utilizar unidades comuns de medida em situações problema.
  • Calcular perímetros e áreas.
  • Usar unidades de medidas de área.
  • Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário