Blog da Professora Paulinha -----Matemática, Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem e de Ensinagem, Experiências Pedagógicas, enfim, Ventos e Pensamentos...às vezes objetivo, as vezes intimista, as vezes de outros, as vezes de mim...Tudo isso em Juara, no Mato Grosso

Visitantes por esse mundão de meu Deus

sábado, 29 de junho de 2013

Eu quero ler tudoooooo...

Fuçando nesse labirinto que é a Web...achei preciosidades como este texto...só resumido COLLARES E MOYSÉS (1996), mas confesso já vou colocar:

Preconceitos no cotidiano escolar — Ensino e medicalização*
Regina Leite Garcia**
 
 
Cecília e Maria Aparecida abrem seu Preconceitos no cotidiano escolar – Ensino e medicalização já impactando o leitor. A história de Reginaldo, terrível, é paradigmática. Quem já andou pelas escolas brasileiras sabe quantos Reginaldos encontrou. Crianças normais, até que alguém, com a autoridade do lugar social que ocupa, a encaminha para o Serviço de Saúde, solicitando um eletroencefalograma a partir de seu pré-diagnóstico. Pouco a pouco a dúvida vai se instalando na família. Aquela mãe que, ao ser entrevistada, afirmara "...eu não entendo, porque acho que quando uma pessoa é ruim da cabeça, não tem raciocínio para nada", e aquele pai que antes lutava para defender a normalidade de seu filho começam, ambos, a desacreditar de sua capacidade de avaliar ..."quem sabe a professora está certa e meu filho não aprende porque é mesmo doente e nós é que não víamos?", devem perguntar-se ambos.
Assim vai se fechando o cerco e a própria criança, no caso o Reginaldo, como tantos Reginaldos, ao não conseguir fazer o dever, admite, desesperada: "Eu sei, eu sei que sou doido, vou passar no médico e precisar ficar internado uns dez anos." Seus colegas de classe, seus irmão, quando querem atacá-lo, afirmam com desdém: "Bem que a professora fala que tem problema."
Talvez as sessões de tortura não produzam efeitos tão devastadores quanto a exposição dos alunos àquilo que acontece em algumas escolas, quando as professoras, já no início da escolaridade, fazem os seus "diagnósticos", separando as crianças que irão aprender e as que não conseguirão fazê-lo, e, sem se dar conta, anunciam, como um anjo perverso, o futuro fracasso escolar.
Valendo-se de uma metodologia etnográfica, as autoras vão penetrando no universo da escola na busca de compreensão do problema da repetência e da exclusão de crianças e jovens, sempre das classes populares, em geral negros ou mestiços. E vão encontrando respostas para as suas perguntas iniciais:
• Como a criança e a família reagem ao fracasso escolar e ao estigma?
• Como a escola e as professoras a percebem?
• Qual a dimensão da patologização do desempenho escolar?
• Que mecanismos a informam e mantêm?
A pesquisa rompe com o consenso, ousa outras explicações, desvela o que acontece dentro da escola e da sala de aula e, apesar de tudo o que descobre, ao final, leva as duas pesquisadoras a afirmar que transformar é possível. Sua palavra final é: "Se, porém, pretendemos ser agentes efetivos de transformação social, sujeitos da história, fica o desafio de sermos capazes de nos infiltrar na vida cotidiana, quebrar seus sistemas de preconceitos e retomar a cotidianidade em outra direção."
Para quem pretender tomar outra direção à do fracasso escolar, é indispensável a leitura deste livro, que vai nos apresentando evidências empíricas de que José de Souza Martins e Victor Valla estão certos ao afirmar que "a crise da compreensão é nossa".
Como poderia ver diferente a professora que foi ensinada a ver as crianças com as lentes deformadas da patologização?
Felizes aqueles que pensam que este é um tema já estudado e superado. Deles será o reino dos céus... se ingênuos forem... Quanto a mim, entendo que este livro deveria constar da bibliografia de todos os que trabalham na formação de professores, seja a inicial seja a continuada. Com os subsídios deste livro acredito que poderemos desconstruir a falsa idéia de que as crianças e os jovens não aprendem por terem "problemas de saúde", e apresentar às professoras as conseqüências deste diagnóstico infundado de doença na formação do autoconceito e da auto-estima. E eu pergunto: Será que alguém pode aprender quando se considera incapaz de aprender, ou, melhor dizendo, será que alguém consegue fazer qualquer coisa se descrê de si mesmo?
Depoimentos de professoras e diretoras vão sendo apresentados e as crianças vão recebendo os rótulos: "dificuldade de aprendizagem", "dislexia", "distúrbios", "disfunções neurológicas", "desnutrição", "disfunção cerebral". Os rótulos variam, mas a conseqüência é a mesma – a imputação à vítima da responsabilidade do fracasso escolar.
Mas as autoras não vão pelo caminho mais fácil de deslocar a culpa das crianças para as professoras. Elas sabem que o que acontece na escola vem de longe e faz parte da luta que se trava em todos os espaços da sociedade. E denunciam, perguntando:
• Como se origina e se dissemina, tornando-se consensual, uma forma de pensar a escola e as pessoas que permite conviver, aparentemente de forma pacífica, com este fracasso, que é de cada um e é de todos?
• Como pode se manter este processo de culpabilização de pessoas, seja a criança, a mãe ou a professora, quando todos são vítimas e sofrem?
• O que faz a professora, que também é vítima, assumir o papel de agente acusador, quando se percebe em sua fala sua própria angústia e ambigüidade?
• Como se naturaliza uma violência social contra quase todos?
É disto que trata o livro, leitura obrigatória para quem quer ver a escola sem os véus que a encobrem e não se conforma com o fracasso escolar.
 
 
* Resenha do livro de Collares, Cecília A.L. e Moysés, M. Aparecida A. Preconceitos no cotidiano escolar: Ensino e medicalização. São Paulo, Cortez, 1996.
** Doutora em Educação pela UFRJ e professora titular de Educação na Universidade Federal Fluminense.

Gente, é disso que eu falo sempre, o que estamos fazendo com nossas crianças? Onde vai parar nossa falta de fé e autoritarismo???
Gaiolas...sempre gaiolas...professores engaiolados, alunos engaiolados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário