Blog da Professora Paulinha -----Matemática, Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem e de Ensinagem, Experiências Pedagógicas, enfim, Ventos e Pensamentos...às vezes objetivo, as vezes intimista, as vezes de outros, as vezes de mim...Tudo isso em Juara, no Mato Grosso

Visitantes por esse mundão de meu Deus

terça-feira, 23 de abril de 2013

Roteiro de Formação Continuada - SdE1



 
Dia ____/_____/________
Plano de Trabalho

Tema: A dimensão emocional e a aprendizagem
 

Título: “De Coração Pra Coração”
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, 
porque dele procedem  as fontes da vida. Provérbios 4:23

Público Alvo: Educadores da E. E. Ana Nery de Juína-MT
Duração: 2h
Professora Formadora:
Ana Paula Pereira da Silva – Ciências da Natureza e Matemática

Objetivo Geral
Desenvolver reflexões sobre a temática “A dimensão emocional e a aprendizagem” a partir do pensamento de Henry Wallon que sensibilizem profissionais da educação para a Formação Humana e a aprendizagem significativa.
Objetivos Específicos
  • Realizar diferentes leituras sobre a temática para a construção de conceitos;
  • Experienciar situações didáticas planejadas para o desenvolvimento das emoções;
  • Promover reflexões sobre a prática pedagógica que exclui a necessidade e importância da afetividade para a construção do conhecimento e para a aprendizagem
  • Sensibilizar profissionais da educação para a formação humana de maneira a pensar a escola como local de formação integral do aluno;
  • Trocar experiências e sugerir propostas de atividades que promovam o desenvolvimento emocional dos alunos;
  • Desenvolver dinâmicas que sensibilizem para a valorização das emoções;
  • Avaliar as atividades e incentivar a continuidade dos trabalhos no espaço escolar. 

Metodologia
- Realizar uma atividade de Impacto, que inicie a discussão sobre a dimensão emocional e a aprendizagem – utilizaremos os 5 sentidos para que possamos refletir sobre as sensações e relacionar a aprendizagem à conexão de diferentes fatores – entregaremos uma maçã para cada participante, iniciando nossa experiancia pedagógica pelo paladar, intencionando despertar os cursistas para a temática.
- Assistir a um vídeo de dança, “Balé de pessoas com Deficiência” visando a Sensibilização para a superação das dificuldades encontradas atualmente na tarefa de ensinar,  incentivando uma atividade que utiliza som, imagem e movimento.
- Expor as principais idéias de Henri Wallon e das Orientações Curriculares de MT, através de slides em data show, para promover uma conversa inicial sobre a temática.
- Realizar a Leitura do artigo “ A Afetividade no Desenvolvimento da Criança: Contribuições de Henri Wallon”, visando embasar teoricamente o conhecimento e a importância de desenvolver o trabalho pedagógico com vistas a formação integral do aluno, de maneira a promover a formação Humana. Essa atividade será desenvolvida em grupos com 4 ou 5 pessoas.
- Utilizar uma atividade de Observação e Apreciação de Obras de Arte famosas. Propor a exposição das sensações dessa tarefa. (Obs.: Digitei no Google Obras de Arte e escolhi algumas peças de pintura, escultura e artesanato aleatórios)
- Propor a Elaboração Coletiva dos Conceitos de Aprendizagem, Inteligência, Afetividade, Emoção, Paixão e Sentimento, com formação de grupos, re-leitura do texto e uso de dicionários.
- Ouvir um trecho da 5ª Sinfonia de Bethoven de olhos fechados e buscar refletir sobre a importância da música no desenvolvimento emocional, refletindo sobre o que nossos alunos estão ouvindo e como orientamos a importância de conhecer e respeitar diferentes culturas.
- Compartilhar a leitura de alguns pressupostos sobre a aprendizagem para Piaget, Vigotsky e Wallon. Quatro grupos organizarão comentários sobre o pensamento de P, V e W sobre: criança, desenvolvimento, aprendizagem e linguagem.
 - Promover o sentimento de pertença e trabalho em equipe, confiança e tomada de responsabilidades através do Teatro “Everything – Lifehouse”
- Realizar um exercício de teatro: “Janela das Emoções: tristeza, felicidade, paixão, medo, indiferença, raiva”, visando extravasar sentimentos e dificuldades. Elaboramos no chão 6 espaços rotativos para que cada participante passe por aquele espaço expressando da maneira que quiser as emoções identificadas para o espaço.
- Assistir a gravação de um espetáculo de Circo: Slava Snow Show. Tratar da arte como uma necessidade humana de expressão, e como tal de suma importância para a construção do conhecimento. E a arte precisa ser visitada em seus diferentes aspectos.
- Incentivar o Planejamento de Atividades que promovam o desenvolvimento  do campo afetivo dos alunos, de maneira que as experiências de construção do conhecimentos sejam marcadas de forma positiva;
* Motivamos 4 ítens, importantes para o planejamento: capacidades, descritores, atividades e conteúdos.
- Gerenciar uma Avaliação Colaborativa que promova a continuidade dos trabalhos e discussões iniciados nesse encontro formativo – conversaremos e construiremos coletivamente a avaliação do encontro formativo de maneira que todos percebam suas opiniões sendo consideradas (no data show), incentivando o prosseguimento de práticas e trocas de experiências
 

Recursos
Maçãs
Cópias de Textos
Computador
Data show
Caixa de Som


Nenhum comentário:

Postar um comentário