Dia ____/_____/________
Plano de Trabalho
Tema: A dimensão emocional e a aprendizagem
Título: “De Coração Pra Coração”
Sobre tudo o
que se deve guardar, guarda o teu coração,
porque dele
procedem as fontes da vida. Provérbios
4:23
Público Alvo: Educadores da E. E. Ana Nery de
Juína-MT
Duração: 2h
Professora Formadora:
Ana Paula Pereira da Silva – Ciências da Natureza e Matemática
Objetivo Geral
Desenvolver reflexões sobre a temática “A dimensão emocional e a
aprendizagem” a partir do pensamento de Henry Wallon que sensibilizem
profissionais da educação para a Formação Humana e a aprendizagem
significativa.
Objetivos Específicos
- Realizar diferentes leituras sobre a temática para a construção de conceitos;
- Experienciar situações didáticas planejadas para o desenvolvimento das emoções;
- Promover reflexões sobre a prática pedagógica que exclui a necessidade e importância da afetividade para a construção do conhecimento e para a aprendizagem
- Sensibilizar profissionais da educação para a formação humana de maneira a pensar a escola como local de formação integral do aluno;
- Trocar experiências e sugerir propostas de atividades que promovam o desenvolvimento emocional dos alunos;
- Desenvolver dinâmicas que sensibilizem para a valorização das emoções;
- Avaliar as atividades e incentivar a continuidade dos trabalhos no espaço escolar.
Metodologia
- Realizar uma atividade de Impacto, que inicie a discussão
sobre a dimensão emocional e a aprendizagem – utilizaremos os 5 sentidos para
que possamos refletir sobre as sensações e relacionar a aprendizagem à conexão
de diferentes fatores – entregaremos uma maçã para cada participante, iniciando
nossa experiancia pedagógica pelo paladar, intencionando despertar os cursistas
para a temática.
- Assistir a um vídeo de dança, “Balé de pessoas com Deficiência”
visando a Sensibilização para a
superação das dificuldades encontradas atualmente na tarefa de ensinar, incentivando uma atividade que utiliza som,
imagem e movimento.
- Expor as principais idéias de Henri Wallon e das Orientações
Curriculares de MT, através de slides em data show, para promover uma conversa
inicial sobre a temática.
Disponível em: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/henri-wallon-uma-concepcao-dialetica-do-desenvolvimento-infantil/ e http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=463&parent=9909
- Realizar a Leitura do
artigo “ A Afetividade no Desenvolvimento da Criança: Contribuições de Henri
Wallon”, visando embasar teoricamente o conhecimento e a importância de
desenvolver o trabalho pedagógico com vistas a formação integral do aluno, de
maneira a promover a formação Humana. Essa atividade será desenvolvida em
grupos com 4 ou 5 pessoas.
- Utilizar uma atividade de Observação e Apreciação de Obras de
Arte famosas. Propor a exposição das sensações dessa tarefa. (Obs.: Digitei no
Google Obras de Arte e escolhi algumas peças de pintura, escultura e artesanato
aleatórios)
- Propor a Elaboração Coletiva dos Conceitos de
Aprendizagem, Inteligência, Afetividade, Emoção, Paixão e Sentimento, com
formação de grupos, re-leitura do texto e uso de dicionários.
- Ouvir um trecho da
5ª Sinfonia de Bethoven de olhos fechados e buscar refletir sobre a importância
da música no desenvolvimento emocional, refletindo sobre o que nossos alunos
estão ouvindo e como orientamos a importância de conhecer e respeitar
diferentes culturas.
- Compartilhar a leitura de alguns
pressupostos sobre a aprendizagem para Piaget, Vigotsky e Wallon. Quatro grupos
organizarão comentários sobre o pensamento de P, V e W sobre: criança,
desenvolvimento, aprendizagem e linguagem.
- Promover o sentimento de pertença e trabalho em equipe, confiança e
tomada de responsabilidades através do Teatro “Everything – Lifehouse”
- Realizar um exercício de teatro: “Janela das Emoções: tristeza, felicidade, paixão, medo, indiferença,
raiva”, visando extravasar sentimentos e dificuldades. Elaboramos no chão 6
espaços rotativos para que cada participante passe por aquele espaço
expressando da maneira que quiser as emoções identificadas para o espaço.
- Assistir a gravação de um espetáculo de Circo: Slava Snow Show.
Tratar da arte como uma necessidade
humana de expressão, e como tal de suma importância para a construção do
conhecimento. E a arte precisa ser visitada em seus diferentes aspectos.
- Incentivar o Planejamento de Atividades que
promovam o desenvolvimento do campo
afetivo dos alunos, de maneira que as experiências de construção do
conhecimentos sejam marcadas de forma positiva;
* Motivamos 4 ítens, importantes para o planejamento:
capacidades, descritores, atividades e conteúdos.
- Gerenciar uma Avaliação Colaborativa que promova a
continuidade dos trabalhos e discussões iniciados nesse encontro
formativo – conversaremos e construiremos coletivamente a avaliação do encontro
formativo de maneira que todos percebam suas opiniões sendo consideradas (no
data show), incentivando o prosseguimento de práticas e trocas de experiências
Recursos
Maçãs
Cópias de Textos
Computador
Data show
Caixa de Som
Nenhum comentário:
Postar um comentário