(Izabel Galvão)
Este pequeno livro, da autora Izabel Galvão,
introduz o leitor na abrangente e dinâmica teoria dialética do desenvolvimento
infantil desenvolvida pelo psicólogo francês Henri Wallon, sendo sua leitura de
fundamental importância tanto para estudiosos do psiquismo humano quanto para
aqueles que estejam voltados à prática educativa, posto que a teoria walloniana
é capaz de conceber aos educadores subsídios diversos para novas reflexões
pedagógicas, suscitando a adoção de uma ação educacional que atenda as
necessidades da criança nos planos afetivo, cognitivo e motor e que promova o
seu desenvolvimento em todos esses níveis.
Uma pedagogia inspirada na psicogenética
walloniana não considera o desenvolvimento intelectual como a meta máxima e
exclusiva da educação, de forma que o sincretismo dá lugar ao pensamento
categorial, não beneficiando tão somente a inteligência, mas a pessoa como um
todo. Wallon entende como inconcebível a idéia de uma personalidade que se
forma isolada da sociedade, sendo assim, salienta que a educação deve
obrigatoriamente integrar, à sua pratica e aos seus objetivos, tanto a dimensão
social quanto a individual.
A teoria walloniana identifica a interdependência
entre desenvolvimento intelectual e conhecimento, inspirando uma pedagogia em
que os conteúdos de ensino têm um papel importante. Outro fator que recebe
grande importância na teoria walloniana é o meio, pois este é entendido como o
campo sobre o qual a criança aplica as condutas de que dispõe, ao mesmo tempo,
que dele retira os recursos para sua ação. Wallon considera que com o
desenvolvimento ampliam-se as possibilidades de acesso da criança às várias
dimensões do meio, cada etapa do desenvolvimento define um tipo de relação com
seu ambiente, o que implica dizer que a cada idade é diferente o meio da
criança.
Em termos práticos, isso significa que o
planejamento das atividades não deve se restringir somente à seleção de seus
temas, isto é, do conteúdo de ensino, mas necessita atingir as várias dimensões
que compõem o meio, incluindo uma reflexão acerca do espaço em que será
realizada a atividade, decidindo sobre aspectos como a área ocupada, os
materiais utilizados, os objetos colocados ao alcance das crianças, a
disposição do mobiliário, de modo a propiciar oportunidades de interações
sociais, pois, de acordo com Wallon, o ambiente escolar ao possibilitar uma
vivência social diferente do grupo familiar, desempenha importante papel na
formação da personalidade da criança e quanto maior a diversidade de grupos de
que participar, mais numerosos serão os parâmetros de relações sociais, o que
tende a enriquecer sua personalidade.Cabe, por fim, dizer que a leitura deste
pequeno livro fornece não somente informações e explicações muito relevantes
acerca das características da atividade da criança nas várias fases do seu
desenvolvimento – quando e como este desenvolvimento se dá -, mas também
procura demonstrar – de maneira bem mais sucinta, é verdade ? as dimensões
político-sociais da educação, melhor conscientizando o leitor de que entre o
regime político de determinada sociedade e o sistema educacional nela vigente a
relação não é meramente causalidade, de modo que, mesmo que não seja notado
explicitamente, a educação tem sempre um papel político, já que os regimes
políticos invariavelmente prolongam seus objetivos à educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário