Olá...um novo post dos meus estudos e planejamentos sobre a Aprendizagem Significativa!!!
Fiz um resumo do Livro: "Aprendizagem Significativa - modalidades de aprendizagem e o papel do professor"...é um texto sucinto sobre os caminhos históricos da aprendizagem, como chegamos até aqui, ou em que época paramos e não avançamos insistindo que nossa prática é "inovadora"...
Leia, critique, se encontre...
Na Antiguidade
A
aprendizagem tinha um caráter moral e filosófico. Aprender relacionava-se ao
ato de refletir sobre as verdades transcedentais, sobre o sentido da vida, do
certo e do errado.
Essa
dimensão é responsável pelo desenvolvimento atitudinal do homem diante da vida,
seu caráter e cidadania.
Na Idade Moderna
Essa é a época que o homem descobre que pode explicar os
fenômenos à sua volta e, com isso, a aprendizagem ganha um caráter científico,
que se junto ao caráter moral e filosófico. Entender processos, nomear
estruturas e descrever fenômenos passou a ser a ação típica de quem aprende,
bem como a sede de compreender o mundo.
Observação
importante:
Até hoje luta-se para que o ato de aprender não se
restrinja ao contexto de uma sociedade guiada pelo mercado, e seguindo a
ideologia do estado e do capital, como se estes fossem o templo das verdades
científicas.
Incorpora-se
a dimensão psicológica, na tentativa de
explicar o processo de aprender. Na primeira tentiva, analisando o
comportamento, os behavioristas¹ dizem:
“aprendizagem é mudança de
comportamento”
Então os professores
começam a especificar e quantificar o comportamentos a serem modificados,
descrevendo o comportamento desejado.
A dimensão psicológica tem como consequência os tipos de aprendizagem:
•aprendizagem cognitiva – que se processa no
cérebro
•Aprendizagem afetiva – que acontece no aparelho emocional
•Aprendizagem psicomotora – que é a
aprendizagem do corpo
Inicia-se então a
pensar em objetivos da aprendizagem descrevendo o comportamento a ser
adquirido.
Dimensão holística – um “rejunte” que afirma que o
processo de aprendizagem é ao mesmo tempo cognitivo, afetivo e psicomotor.
Essa dimensão é uma reação ao tecnicismo, que tinha como
objetivo formar mão-de-obra especializada.
As mudanças são sentidas principalmente pelos
professores que insistem em apenas explicar
o mundo, e os alunos estão
cheios de questionamentos sobre a utilidade do que aprendem e sobre o papel
real da escola. Isso se intensifica pela crise de valores, incertezas por causa
da idéia fracassada de
que quanto mais mercado, mais produção e mais oportunidades para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário