Blog da Professora Paulinha -----Matemática, Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem e de Ensinagem, Experiências Pedagógicas, enfim, Ventos e Pensamentos...às vezes objetivo, as vezes intimista, as vezes de outros, as vezes de mim...Tudo isso em Juara, no Mato Grosso

Visitantes por esse mundão de meu Deus

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aprendendo a aprender


Olá...um novo post dos meus estudos e planejamentos sobre a Aprendizagem Significativa!!!
Fiz um resumo do Livro: "Aprendizagem Significativa - modalidades de aprendizagem e o papel do professor"...é um texto sucinto sobre os caminhos históricos da aprendizagem, como chegamos até aqui, ou em que época paramos e não avançamos insistindo que nossa prática é "inovadora"...
Leia, critique, se encontre...


Na Antiguidade 

A aprendizagem tinha um caráter moral e filosófico. Aprender relacionava-se ao ato de refletir sobre as verdades transcedentais, sobre o sentido da vida, do certo e do errado.
Essa dimensão é responsável pelo desenvolvimento atitudinal do homem diante da vida, seu caráter e cidadania.

Na Idade Moderna

Essa é a época que o homem descobre que pode explicar os fenômenos à sua volta e, com isso, a aprendizagem ganha um caráter científico, que se junto ao caráter moral e filosófico. Entender processos, nomear estruturas e descrever fenômenos passou a ser a ação típica de quem aprende, bem como a sede de compreender o mundo.
Observação importante:

Até hoje luta-se para que o ato de aprender não se restrinja ao contexto de uma sociedade guiada pelo mercado, e seguindo a ideologia do estado e do capital, como se estes fossem o templo das verdades científicas.
 
Incorpora-se a dimensão psicológica, na tentativa de explicar o processo de aprender. Na primeira tentiva, analisando o comportamento, os behavioristas¹ dizem:
“aprendizagem é mudança de comportamento”
Então os professores começam a especificar e quantificar o comportamentos a serem modificados, descrevendo o comportamento desejado.


A dimensão psicológica tem como consequência os tipos de aprendizagem:
aprendizagem cognitiva – que se processa no cérebro
Aprendizagem afetiva – que acontece no aparelho emocional
Aprendizagem psicomotora – que é a aprendizagem do corpo
Inicia-se então a pensar em objetivos da aprendizagem descrevendo o comportamento a ser adquirido.
Dimensão holística – um “rejunte” que afirma que o processo de aprendizagem é ao mesmo tempo cognitivo, afetivo e psicomotor.
Essa dimensão é uma reação ao tecnicismo, que tinha como objetivo formar mão-de-obra especializada.

 
As mudanças são sentidas principalmente pelos professores que insistem em apenas explicar o mundo, e os alunos estão cheios de questionamentos sobre a utilidade do que aprendem e sobre o papel real da escola. Isso se intensifica pela crise de valores, incertezas por causa da idéia fracassada de que quanto mais mercado, mais produção e mais oportunidades para todos.
  
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário